por Pantec
em 08 Julho, 2015
Acessos: 7363

A panificação é talvez uma das artes culinárias mais antigas e sua história permeia a própria história da humanidade. Os primeiros relatos sobre a produção e consumo de pães pelo homem, datam de 8.000 a.c., quando uma massa de farinha de trigo (obtida pela moagem rudimentar com pedras) misturadas à água, eram cozidas em pedras aquecidas.

Leia mais
por Pantec
em 10 Fevereiro, 2015
Acessos: 1552

Ótimas condições sanitárias não eliminam o bolor e o “rope”, embora reduzam o problema consideravelmente.

As sementes dos fungos – os esporos – estão sempre presentes no ar. Os esporos que se incorporam ao produto durante as fases inicias de processamento, são aniquilados pelo calor durante o resfriamento, fatiamento e empacotamento, os esporos podem depositar-se nas superfícies expostas contaminando o pão.

Quanto a bactéria causadora do “rope”, há duas versões sobre sua proveniência, uns dizem que ele a vem do próprio ar, com os esporos, outros dizem que ela provem dos ingredientes. Mas seja qual for a fonte, uma vez que o “rope” esteja instalado em seu produto, ele permanecerá lá. O calor do forno não o destrói.

Os pães podem ficar mofados em apenas 2 dias, e o “rope” pode agir ainda mais rápido, principalmente porque no início ele não é visível.

O propionato de cálcio elimina esta preocupação, protegendo seus produtos durante a fase de comercialização e também, durante os dias em que ele é consumido pelas famílias. Formando, portanto, uma imagem de segurança para com seu produto, ao assegurar plena satisfação dos consumidores. Protegendo, desta maneira mais do que os seus produtos, a sua participação no mercado.

Abaixo vamos relacionar os sete focos de contaminação mais comuns em uma panificadora.

Leia mais
por Pantec
em 02 Fevereiro, 2015
Acessos: 1522

Veja aqui algumas dicas para defeitos e soluções para o preparo de pães!

Pão sem volume, massa pegajosa, massa cresce de mais, pão alastrado, pestana fechada, pão com casca grossa ou dura, pão sem cor, pão muito escuro, casca em escamas, bolhas na crosta, miolo esfarelando!

Leia mais