SORBATO DE POTÁSSIO
O sorbato de potássio é sempre muito comentado e utilizado em diferentes segmentos da indústria alimentícia e sua importância e benefícios são incalculáveis para todo esse ramo.
Contudo, muitas pessoas, mesmo dentro da indústria, desconhecem esses benefícios e as aplicações do sorbato de potássio, assim como suas definições.
Selecionamos diferentes informações úteis sobre o uso do sorbato na indústria a fim de tirar todas as dúvidas sobre esse tema, e apresentar fatos curiosos e úteis.
O sorbato de potássio consiste em um sal derivado do ácido sórbico, normalmente encontrado em frutas mais ácidas como laranja, tangerina, limão e maracujá, mas também pode ser encontrado no caju por exemplo.
É utilizado principalmente na conservação de carnes, evitando a proliferação de fungos e bactérias, consequentemente aumentando a durabilidade do alimento, e conservando seu sabor, aparência e consistência.
A principal função do sorbato de potássio na indústria de alimentos, é a de conservante, muito utilizado em pastéis, pizzas pré-assadas, molhos de tomate, pizzas congeladas, margarinas, queijos para espalhar, recheios, iogurtes, vinhos, produtos de panificação e vegetais enlatados.
O que mais chama atenção no sorbato de potássio é sua ação antifúngica e antibacteriana, pois o produto possui uma composição ácida e tem ação inibidora em relação a leveduras, bolores, algumas bactérias e uma parcela significativa de microrganismos patogênicos encontrados nos alimentos. Esses microrganismos patogênicos são capazes de produzir doenças infecciosas quando encontrados em condições favoráveis a sua sobrevivência, multiplicação e produção de substâncias tóxicas, condições essas que o sorbato de potássio ajuda a inibir.
Basicamente a ação do sorbato de potássio atrasa o surgimento inevitável de mudanças na coloração, no sabor e na textura dos alimentos, o que acaba contribuindo para uma duração maior do tempo de consumo do alimento.
Outro ponto importante a ser destacado no sorbato de potássio é a sua solubilidade e sua estabilidade de aquecimento, possuindo uma decomposição térmica em aproximadamente 270º C, ainda que não possua um ponto de fusão estabelecido.
O conservante pode ser aplicado de diferentes maneiras, variando de acordo com o produto trabalhado ou com o processo de produção que o originou.
A lista de utilidades do sorbato de potássio é muito grande, e como citado anteriormente, existe uma grande quantidade de alimentos que dependem do sorbato para serem produzidos, ou que ao menos utilize em pequenas quantidades, apenas para ajudar na fabricação.
Apesar do principal uso do sorbato ser relacionado com a produção de carnes, onde evita a proliferação de fungos e bactérias, o produto também é muito utilizado em massas, como pastéis, pizzas pré-assadas, pizzas congeladas; bebidas, como iogurtes e vinhos; misturas como molhos de tomate, margarinas, queijos para espalhar e recheios; além de alimentos bastante específicos como produtos de panificação e vegetais enlatados.
Fora a indústria alimentícia, o sorbato de potássio pode ser aplicado na fabricação de suplementos alimentares, muito utilizados por atletas, além de produtos cosméticos como xampus, sprays de cabelo e cremes para a pele.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regulamenta o uso do Sorbato de Potássio na produção dos alimentos, o produto passa por um controle de quantidade necessária usada em cada alimento, já que quando usado em pouca quantidade ou e em quantidade muito elevada, pode não ter a mesma eficácia.
Abaixo está a lista da quantidade de sorbato de potássio que a Anvisa recomenda ter em cada tipo de alimento.
• Bebidas lácteas: 0,03 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Creme vegetal e margarina: 0,2 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Coberturas: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Doces de frutas e/ou de vegetais: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Frutas em conserva: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Frutas secas ou desidratadas: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Geleia de fruta e geleia de mocotó: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Leite de coco: 0,15 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Queijos de baixa, média e de alta umidade: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Queijos ralados: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Recheios: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Requeijão: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g;
• Polpas e purês de vegetais: 0,1 g para cada 100 ml ou 100 g.
Esse tipo de controle é normal, já que por menos tóxico que o sorbato de potássio e outros conservantes possam ser, sua aplicação deve ser controlada e limitada. Contudo, ainda que utilizado em suas medidas máximas, o sorbato é totalmente seguro, sendo benéfico a saúde, evitando a proliferação de bactérias, mofo e leveduras nos alimentos.
A utilização do sorbato de potássio é regulamentada pela Anvisa. Por esse motivo, as empresas que trabalham com esse aditivo devem estar de acordo com as exigências estabelecidas.
Considerando a eficácia do sorbato de potássio como responsável por inibir leveduras, bolores, bactérias e microorganismos encontrados no processo de industrialização dos alimentos, assim como também é responsável por atrasar alterações em características dos alimentos, consequente prolongando a vida útil do alimento, não é exagero afirmar que o sorbato possui uma importância considerável na indústria de alimentos.
Difícil contar quantos segmentos da indústria são dependentes do sorbato em sua produção. O sal de sorbato de potássio, por exemplo, é utilizado como conservante em produtos como pastéis, pizzas pré-assadas, molhos de tomate, pizzas congeladas, margarinas, queijos para espalhar, recheios, iogurtes, produtos de panificação, entre outros.
Todos esses segmentos necessitam do uso do sorbato para fabricação de seus produtos, o que evidencia a importância e necessidade do sorbato para a indústria.
É evidente que outros conservantes poderiam ser utilizados caso fosse necessário, mas o sorbato é de longe o mais eficiente dentro da demanda que atende.
A Pantec está a frente no mercado de aditivos e ingredientes no Brasil, e o sorbato de potássio é uma de suas especialidades, sendo um dos produtos mais vendidos, totalmente certificado pela Anvisa.
Entre em contato com nossos atendentes e faça uma cotação com os melhores preços.