Óleos e gorduras na panificação

A panificação, além da farinha de trigo, água e fermento, possuem outros ingredientes igualmente importantes para fazer do processo de produção, e que dão características muito particulares ao pão consumido. Os óleos e gorduras em geral são um deles, é muito conhecido para determinados tipos de pães, como a Focaccia e o pão amanteigado, apenas para citar alguns exemplos.

Em termos técnicos, os óleos e gorduras são uma fonte básica e muito eficiente de lipídeos na panificação. Quando aplicadas no processo de produção, elas adicionam um aspecto mais úmido à massa, o que, se utilizados de forma além do adequado, ficam nítidos no consumo padrão, com marcas transparentes e úmidos em papéis e plásticos, respectivamente.

Para dar a massa uma apresentação mais bonita, além de amplificar as opções de produtos na sua panificação, os óleos e gorduras são grandes aliados. Vamos explicar melhor em nosso artigo! 

Quais são os óleos e gorduras importantes na panificação?

Os lipídeos são frequentes em manteigas, margarinas, banhas e gorduras vegetais. Basicamente, são a combinação do álcool glicerol com alguns ácidos graxos, ou melhor dizendo, algumas de suas cadeias.

A principal característica dos óleos e gorduras de forma geral é o aspecto untuoso em suas composições. É ele que garante a forma mais escorregadia aos produtos em que são utilizados, e na panificação é o que dá cor e esse aspecto mais “molhado”. 

Dentro da panificação, costuma-se utilizar a gordura vegetal como a fonte principal de lipídios na produção, mas não é uma regra: hoje, temos opções de pães feitos com manteiga como base, também.

Exemplos de pães com óleos e gorduras

Os pães feitos com óleos e gorduras, além da aparência mais chamativa e toque mais úmido, são conhecidos por suas massas mais elásticas e fáceis de trabalhar com sabores. As melhores fábricas de panificação sabem usar as gorduras na medida certa para que os produtos não fiquem enjoativos, mas sim duráveis.

O brioche é o pão mais conhecido com esse uso de óleos e gorduras, tendo um aspecto amanteigado, e que pode ser personalizada com outros elementos como queijos, ou ainda combinar com ingredientes como abóbora e mandioquinha, apenas como alguns exemplos.

O pão sírio é outro conhecido. Embora sua produção não seja comum em escala industrial, sua composição leva óleo vegetal na produção. Outro, não muito longe, é a Focaccia, de origem mediterrânea, e caprichada com azeite.

Por que investir nos óleos e gorduras na panificação?

Em escala industrial, a panificação tem algumas vantagens com o uso de óleos e gorduras, desde que seja feito de forma mais bem equilibrada. Além de aumentar a vida útil dos produtos, o uso correto deles garante mais leveza às massas, e sabores mais intensos. 

Você pode investir em óleos e gorduras na panificação diretamente com a Pantec! Confira nossas opções de produtos para aplicar junto a outros insumos importantes para o processo de fabricação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *