Práticas sustentáveis na indústria alimentícia

Sustentabilidade tem se tornado menos uma questão diferencial para o negócio, mas uma necessidade real. Cada vez mais são necessárias atitudes que auxiliem na luta contra o aquecimento global e contra o desperdício. Para tanto, as práticas sustentáveis na indústria alimentícia tem sido incentivadas e buscadas como meio de redução de custos, de materiais e de equilíbrio com a natureza.

Se você deseja investir com segurança em atitudes sustentáveis, é necessário mais do que conhecer o segmento alimentício. É preciso entender os conceitos mais simples e diretos de sustentabilidade, para que os investimentos sejam mais diretos, e a mudança seja gradual.

Procurando Práticas sustentáveis interessantes na indústria alimentícia

Vamos para algumas práticas sustentáveis que vão ajudar o seu negócio a ser mais bem estruturado.

Planejamento para a aquisição de insumos

A aquisição de insumos é fundamental para qualquer segmento alimentício. Para torná-lo melhor, mais responsivo e dinâmico, é interessante buscar seus produtores e fornecedores com quem já atua em prol da sustentabilidade.

Um princípio interessante a seguir aqui é o da agrofloresta. Já com alguns anos de produção, o conceito visa a combinação de diversas espécies, que juntas não apenas recuperam um ecossistema, como oferece produção sustentável durante todo o ano. Através deles, é possível ter os melhores retornos.

Práticas corretas de descarte de resíduos

Em alguns lugares do Brasil, já é possível ver uma política de coleta de lixo e de resíduos de forma mais eficiente. Mas dentro da indústria alimentícia, é ainda mais interessante ter abordagens mais conscientes no uso de resíduos como um todo. Nos segmentos alimentícios, o ideal é ter políticas sustentáveis na base do negócio.

Vamos para alguns exemplos.

  • Lixo reciclável – Ter espaços acessíveis e organizados para incluir o lixo reciclável, e encaminhá-lo para empresas especializadas.
  • Resíduos de Óleos – Este é um tipo de resíduo comum em locais com constantes frituras. Na indústria alimentícia, a recomendação mais sustentável é reunir o resíduo de óleos em um compartimento a parte, para ser entregue ou ainda vendido para empresas que buscam meios sustentáveis para produção de saponáceos e produtos de limpeza com base em banha vegetal.
  • Resíduos orgânicos – Para quem trabalha com produtos orgânicos, ter um local apropriado para o direcionamento deles se torna uma das principais práticas sustentáveis. Com uma estrutura adequada, resíduos do tipo podem ser usados como compostagem para plantios, seja no próprio espaço de trabalho, seja encaminhando para quem cuida de fato.

Reaproveitamento da água

Tão importante quanto o uso de recursos energéticos, está o consumo de água. Estamos em uma época em que a consciência de uso é ainda mais necessária, e não e trata apenas de um consumo mais responsivo.

O reaproveitamento da água está nas formas de direcionarmos o consumo e direcionamento sem desperdícios, e múltiplas funcionalidades em único ciclo. Na indústria alimentícia, isso é possível de várias formas. 

Para segmentos em que há o uso de água em grandes quantidades, a empresa pode fornecer uma estrutura hídrica que permita o reaproveitamento para outras necessidades. Por exemplo: em uma fábrica, a água usada em recursos básicos podem ser direcionados para a limpeza do local, ou ainda para a rega de plantas, se houver condições adequadas. 

Para garantir equilíbrio na indústria alimentícia, as práticas sustentáveis devem ser gradativamente inclusas, não de maneira inquisitiva, mas educativa. Ao fazê-lo de forma responsiva, a tendência é ser encaminhada para outras tantas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *