Os conservantes na panificação são comuns para que atinjam qualidade e durabilidade, especialmente quando são produzidos em larga escala. Quanto à necessidade deles, é um assunto que levanta muitas discussões, mas fato é que, se bem aplicados, os benefícios para consumidores e comerciantes são variados.
Em primeiro lugar, o uso de conservantes para pães, massas e outros processos do tipo sempre são regulamentados por órgãos como a Anvisa, a fim de evitar riscos à saúde, e dar os parâmetros necessários para os produtos.
Neste artigo, vamos falar dos principais, para que invista com a Pantec de forma ainda mais eficiente.
Quais são os principais conservantes na panificação?
Especificamente falando, os conservantes para panificação possuem ações específicas quando aplicados em confeitaria, pães, bolos e outros. O que todos eles têm em comum é o cuidado que os produtos devem ter ao aplicar os conservantes, pois um deles que não seja encapsulado pode afetar toda a receita, bem como prejudicar a qualidade dos produtos.
Vejamos como eles funcionam na prática.
Propionato de Cálcio
É um dos mais comuns para panificação, tendo funções além de conservante, como bactericida e fungicida. Tem como função principal manter a vida útil dos alimentos por mais tempo. Para quem busca um investimento inicial seguro, tanto em valores como segurança, é a opção ideal.
Na panificação, é um dos mais comuns não apenas para pães, mas também por massas de pizza, de salgados e massas secas, sendo muito versátil.
Conserv
Esse é da casa! O Conserv é um antimofo líquido, de forma exclusiva, que facilita os processos antifúngicos contra pães e massas, além de ser muito útil na confeitaria, sem afetar as receitas de base.
O Conserv também possui função estabilizante, o que garante mais durabilidade aos alimentos ao longo prazo. Além da panificação, ele é muito comum em molhos, queijos e derivados do leite em geral. Combinado a máquinas de pulverização eficientes, funciona ainda melhor.
Sorbato de Potássio
É um dos principais conservantes para panificação. Especificamente, tem papel mais eficiente na confeitaria, além de massas frescas. Tem um custo benefício ótimo, sem diminuir a qualidade dos alimentos.
Assim como o Conserv, também atua como estabilizante, o que torna o processo de formação da massa mais eficiente e duradouro por mais tempo.
Invista com a Pantec!
Finalizando, os conservantes na panificação são peça-chave para o sucesso de quem trabalha com esses produtos a nível industrial, e quer um retorno lucrativo para o negócio. O cuidado com as aplicações varia tanto de produto como na escala em que são produzidos.
Com a Pantec, você garante os melhores conservantes para panificação, com o custo benefício ideal para investimento. E para ter os insumos essenciais, tanto na panificação, como para começar seus investimentos em panetones, temos uma possibilidade única para você!
INVISTA EM PRODUTOS PARA OS PANETONES EM 2021!