O Açúcar líquido invertido é um produto único na produção de alimentos em escala industrial. O nome curioso é por conta do processo de fabricação do mesmo, em que as moléculas de sacarose são hidrolisadas em frutose e glicose. Como resultado, temos um açúcar bem mais adoçante do que a média, o que funciona muito bem para vários produtos.
O investimento no açúcar líquido invertido funciona melhor dentro da panificação, confeitaria, e muitos produtos que usam adoçantes em sua base, como refrigerantes, sucos, balas e licores. O que define a qualidade desses produtos está relacionado com a quantidade e a forma que utiliza-se esse produto.
Vamos entendê-lo melhor.
Como funciona o açúcar líquido invertido?
Esse processo do açúcar líquido invertido que falamos acima é feito com o açúcar de cozinha, o chamado refinado. No processo de hidrólise, a sacarose do açúcar é misturada a água e aquecida junto a um ácido, que não só a separa da frutose e da glicose, como também equilibra suas porcentagens dentro do açúcar.
No açúcar líquido invertido, se tem exatamente 33,3% para cada uma das propriedades do açúcar, o que dá um tom mais adocicado para todos os produtos em que são utilizados, e uma garantia de qualidade por mais tempo.
É possível fazer o açúcar líquido invertido em casa mesmo, mas em escala industrial, em que o procedimento é complexo muito pela quantidade produzida, é mais conveniente trabalhar com opções já prontas.
A aplicação na indústria alimentícia
Uma das maiores vantagens do açúcar líquido invertido é que ele torna os produtos mais doces e duráveis por mais tempo, sem perder a qualidade. Em comparação a sacarose pura, o ganho em poder adoçante é de 20%, o que além de necessitar de menos açúcar para trabalhar o lado doce, você tem caldas, recheios e outras texturas mais duráveis.
E se você está preocupado com o fato dos doces mais açucarados com a versão líquida invertida, pode ficar tranquilo: por conta da inversão da sacarose, o açúcar não cristaliza, o que garante todas as propriedades que comentamos até aqui.
Abaixo, segue a relação dos produtos que mais ganham com a inclusão do açúcar líquido invertido na composição.
- Balas
- Chocolates
- Bolos
- Biscoitos
- Sorvetes
- Refrigerantes
- Doce de leite
Os ganhos do açúcar invertido em sua fábrica
Sabendo que a produção em larga escala, apesar de lucrativa pelo alcance que os produtos podem ter, a gestão de insumos para que isso seja possível é ainda mais importante. Com isso em mente, o açúcar líquido invertido garante uma série de vantagens, desde que seja usada com cuidado.
A mais importante delas é a economia de tempo e recursos para manutenção da fábrica e seus produtos. Em formato líquido, o açúcar invertido é fácil de guardar, o que torna a logística mais fácil, além de diminuir o consumo constante de água na fabricação de produtos.
E uma vez que já estão prontas para aplicar nas receitas, o tempo de derretimento do açúcar fica bem mais viável, já que pode ser melhor armazenado e estar pronto para uso a hora que desejar. Fora toda a durabilidade que já mencionamos.
Para investir no açúcar líquido invertido, a Pantec conta com diversas ofertas de pedidos à sua disposição. Entre em contato conosco para fazer dos investimentos na indústria de confeitaria e panificação muito mais rentáveis ao economizar de forma sustentável. Até o próximo artigo!